fbpx

Fernando de Noronha proíbe plástico (canudos) e isopor na ilha

Fernando de Noronha proíbe plástico (canudos) e isopor na ilha

A guerra contra um grande poluidor dos oceanos, o plástico, foi declarada em Fernando de Noronha e nesta briga está o canudinho descartável.

Sinônimo de turismo sustentável e preservação ambiental, o arquipélago declarou no último dia 13 de dezembro, guerra aos plásticos descartáveis, em mais um passo para tentar reverter os danos causados a natureza.

Foi proibido no arquipélago a entrada, a comercialização e o uso de canudos, copos, pratos, talheres, sacolas, garrafas plásticas com capacidade inferior a 500 ml e isopor na ilha. A medida é uma iniciativa para evitar danos à fauna local e reduzir o volume de resíduos sólidos produzidos.

O decreto se aplica a todos os estabelecimentos e às atividades comerciais da ilha, incluindo restaurantes, bares, quiosques, lanchonetes, ambulantes, hotéis, embarcações, pousadas, entre outros.

2019 sem plástico

O Decreto nº 002/2018 estipula um prazo de 120 dias para a readequação e realização de campanhas educacionais junto a moradores, empresários e visitantes. Estabelecimentos comerciais deverão afixar placas informativas em locais visíveis sobre as novas regras, estimulando o uso de sacolas retornáveis para o transporte de mercadorias. Serão estimuladas também as embalagens de papel ou de materiais que sejam biodegradáveis.

Veganismo e meio ambiente

Não tem como falar de combate a poluição, preservação do planeta sem falar de veganismo, não é mesmo? Além do plástico há outros vilões que estão ai todos os dias poluindo nosso solo, águas subterrâneas, rios e oceanos. Na pecuária por exemplo há grandes quantidades de dejetos descartados sem o menor cuidado, fora que na pecuária se consome quantidades enormes de água portável. E na pesca? Os navios pesqueiros retiram dos oceanos muito mais do que a natureza é capaz de repor, e matam muito mais do que os peixes destinados à alimentação. Segundo, a indústria da pesca deixa um rastro de lixo que dizima as espécies marinhas e contamina os animais com plástico. A estimativa é que uma tonelada de equipamentos seja descartada nos oceanos a cada minuto, o que faz com que mais de 100 mil animais marinhos como baleias, golfinhos, focas, tartarugas e aves marinhas morram por ano por causa desses dejetos, seja presos nos equipamentos de pesca, seja por se alimentarem de lixo por engano, fonte Mercy For Animals.  Isso só faz pensar que o canudinho é a ponta do iceberg! Leia mais no artigo abaixo da Mercy For Animals.

5 motivos para se tornar vegano também pelo meio ambiente


 

Opções Veganas em Fernando de Noronha

Para esta parte tivemos a ajuda da Carol Destro que nos deu altas dicas:

Bar do Meio – Saladas refrescantes com palmitos

Bar Duda Rei – Falafel e wraps

Bio Comida Sustentável – Menu vegano

Corveta Restaurante –  Destaque para o risoto, mas há outras opções.

Flamboyant – Moqueca Vegana

Restaurante Mergulhão o – Um gourmet com risoto e saladas.

Mais uma dica.. tem também uma lanchonete da Praia do Porto com um clássico Pf com arroz, feijão, macarrão e salada.

Tenha o seu canudo!

Mesmo não sendo o canudinho o vilão isolado, saiba que usando canudos retornáveis você já estará fazendo algo para diminuição do impacto que o lixo representa.
Sendo assim nós fizemos alguns canudinhos como os abaixo e para ter o seu, personalizado pela Vegan4you, basta acessar a nossa lojinha e comprar o seu, saiba mais aqui!

Organize sua de viagem!!!

– Buscando um hotel? Olha a nossa lista de sugestões no Booking.com. Reservando um hotel pelo Booking, você ajuda o nosso blog e não paga nada a mais por isso. Clique aqui. Há milhares de hotéis por todo o mundo!

– E o Seguro Viagem, já contratou? Super importante… assistência médica no exterior é muito cara. E se a bagagem for extraviada? Temos as melhores cotações de seguro viagem para você, manda um ZAP que respondemos bem rápido, WhatsApp 011-967321295

Tá precisando alugar carro? Temos também e você não pagará nada a mais por isso e claro, ajuda o nosso blog, consulte aqui !

– Se você já tem tudo (passagem, hotel, traslados, carro, seguro…), mas ainda deseja que sua viagem seja perfeita, com todas as dicas de onde ir, onde NÃO IR, onde comer… conte conosco para uma super consultoria de viagem! Saiba mais aqui.

Sobre o Autor

client-photo-1
Elton Bastos