12 a 15 de Novembro 2022
Vivência no Quilombo do Ivaporunduva, cavernas e cachoeiras

No feriado da Proclamação da República, de 12 a 15 de Novembro, teremos uma vivência muito especial no Quilombo de Ivaporunduva, localizado no Município de Eldorado (SP), na rodovia SP 165 (Eldorado/Iporanga), às margens do Rio Ribeira de Iguape. Trata-se de uma importante atividade de etnoturismo de base comunitária, e por isso uma interessante oportunidade de aprendizado e vivência em Direitos Humanos.

Composta por 80 famílias, a Comunidade de Ivaporunduva tem uma população de 308 pessoas, sendo 80 crianças, 195 adultos e 33 idosos. A sobrevivência dessas famílias se dá através do cultivo tradicional de roça para consumo próprio (arroz, mandioca, milho, feijão, verduras e legumes). E também produzem banana orgânica e artesanato, para o consumo e geração de renda, além de receberem grupos para turismo e visita.

Alguns registros citam a origem de Ivaporunduva ainda no século XVI. Um deles fala de uma antiga proprietária de terras e de escravos, dona Maria Joana, que teria adoecido e morrido enquanto se tratava no exterior. Sendo viúva e não tendo parentes, as terras ficaram para os escravos.

Ivaporunduva obteve o domínio de seu território, concedido pela Fundação Palmares, nos anos 2000. Tornou-se a primeira comunidade quilombola do estado a conseguir a propriedade definitiva de suas terra, passando a ter direitos e amparos legais que preveem defesa e valorização do patrimônio cultural brasileiro e a obrigação do poder público em promovê-lo e protegê-lo.

Alguns registros citam a origem de Ivaporunduva ainda no século XVI. Um deles fala de uma antiga proprietária de terras e de escravos, dona Maria Joana, que teria adoecido e morrido enquanto se tratava no exterior… esta e outras histórias nós vivenciaremos localmente nesta imersão cultural inesquecível.

O deslocamento (ida e volta) será feito em Micro-Ônibus ou Van Executiva (a depender do número de inscritos), as refeições serão servidas no quilombo, conforme programação, e a hospedagem será em pousada localizada também no quilombo (4 pessoas por quarto).  Como a pousada foi idealizada para receber escolas, todos os quartos possuem beliches, não tendo disponível camas de casal!

Quer ouvir histórias, “causos” e lendas Quilombolas? E saber mais sobre a “farmácia das plantas”?? Bora conhecer o processo de construção de uma casa de pau-a-pique, entender a arquitetura desse modelo de construção trazido da África?  Será um final de semana de muita troca, para conhecer parte da nossa história e fazer novos amigos !

 

 

Não se preocupe com a alimentação, ela está toda incluída !

Pela segurança de todos o roteiro poderá ser alterado sem aviso prévio!

  • Desconecte-se, faça amigos.
  • Quando foi a última vez que você fez algo pela primeira vez? Vamos conhecer uma comunidade Quilombola? Vamos fazer um tour radical pela Caverna do Diabo? O que você acha de andarmos por um trilha com mais de 10 cachoeiras onde a última tem mais de 50m?
  • GRUPO MÍNIMO 8 PESSOAS

 

Inclui:

  • Transporte em van ou micro-ônibus fretado
  • 03 noites de hospedagem com café da manhã na pousada da comunidade Quilombola Ivaporunduva.
  • Almoço vegano na sexta, sábado e domingo.
  • Jantar vegano na sexta e sábado.
  • Atividades guiadas na comunidade Quilombola Ivaporunduva.
  • Tour pela Caverna do Diabo (circuito radical)
  • Trilha do Vale das Ostras com Cachoeira Queda do Meu Deus
  • Taxas de entrada nos atrativos
  • Acompanhamento Staff Vegan4You e de guias locais

 

Não inclui:

  • Qualquer item não citado no roteiro
  • Qualquer gasto pessoal

 

IMPORTANTE!

  • Menores de idade sempre acompanhados de adulto responsável
  • Viagem para pessoas imunizadas com as duas doses da vacina de Covid

 

Faça sua reserva diretamente pelo site, ou se preferir, nos envie um email para contato@vegan4you.com.br ou ainda, você pode nos mandar mensagem no Whatsapp (Clique Aqui) ou ligar – 11 9.6732-1295

 

Pagamento flexível com parcelamento através de PIX
entre em contato para fazer sua reserva

 

 

Valores:

Pousada da Comunidade Quilombola de Ivaporunduva

Quarto triplo ou quadruplo  –  R$ 1.550,00 por pessoa

Quarto duplo*  –  R$ 1.890 por pessoa  (fechamento mínimo 2 pessoas )

* A pousada da comunidade foi configurara para receber grupos de alunos de escolas e universidades, assim os quartos são alojamentos com beliches para até 6 pessoas, porém negociamos para que o nosso grupo tenha no máximo 4 pessoas por quarto. Se você quiser ficar com a sua (ou o seu) companheira(o) em um quarto exclusivo, é possível, mas lembre-se que não há camas de casal.

Iremos compor os quartos com os participantes, então se a pessoa estiver sozinha, irá compartilhar o quarto com outra pessoa do mesmo sexo

 

Formas de pagamento:

✅ Parcelamento através do PIX sem juros (saldo sendo pago até o dia da viagem)
✅ Parcelamento via cartão de crédito (dá para fechar pelo site mesmo ou pelo WhatsApp), com juros a partir da 3ª parcela
✅ A vista com 5% de desconto através de PIX ou Transferência

 

Faça sua reserva falando conosco ! 😍

Para mais informações sobre essa viagem nos envie um email para contato@vegan4you.com.br ou se preferir, pode nos mandar mensagem no Whatsapp (Clique Aqui) ou ligar – 11 9.6732-1295

 

Informação adicional

AcomodaçõesQuarto compartilhado, Quarto duplo/casal
1

12/11

DESTINO A ELDORADO – SP, ONDE FICA A COMUNIDADE QUILOMBOLA IVAPORUNDUVA. Saída de São Paulo as 15:00hr do metro Ana Rosa. Além da parada na estrada, teremos uma parada para jantar uma pizza na cidade de Eldorado (Jantar NÃO incluído), chegada na pousada para pernoite.
2

13/11

Após o café da manhã na Pousada, seguiremos para a vivência na comunidade. Na programação teremos:
  • Palestra com liderança quilombola (história da formação do quilombo, lutas, conquistas e resistência); 
  • Conheceremos um pouco do dia a dia do Quilombo, iremos as plantações de banana, de arroz, andaremos pela comunidade para entender como ela funciona, teremos uma breve oficina de artesanato, de plantas medicinais, sempre acompanhados de lideres da comunidade.
  •  Almoço com comida caseira à base de produtos orgânico produzido nos quilombos.
  • O dia é bem intenso, com muita troca.
  • Jantar incluído na pousada.
    OBS: As oficinas são demonstrações práticas da vivência Quilombola, da luta e resistência na conquista do território.   
3

14/11

Após o café da manhã na pousada, destino ao Vale das Ostras. O Ribeirão das Ostras atravessa a Caverna do Diabo e depois segue seu curso serra à baixo em um terreno muito acidentado, formando diversas cachoeiras com piscinas naturais de águas cristalinas. No final da trilha nos deparamos com a impressionante Queda do “Meu Deus!” despencando no meio da floresta, com 53m de altura! É considerada a cachoeira mais bonita do estado de São Paulo. O almoço será um lanche de trilha (incluído). Jantar incluído na pousada.
3

15/11

Tomaremos o café da manhã na pousada já com as malas, com destino ao Parque Estadual da Caverna do Diabo para um tour incrível.
Neste roteiro, além da visita na parte turística da Caverna do Diabo, iremos fazer uma incursão em um dos trechos mais profundos e inexplorados da caverna. Seguiremos o leito do rio, que adentra as entranhas da terra até uma cachoeira, onde poderemos tomar banho de cachoeira, dentro da caverna! Existe espaço para tomar banho e se arrumar no parque. Almoço no restaurante da Caverna e após o almoço pegaremos estrada de volta a São Paulo.

IMPORTANTE: Roteiro poderá sofrer ajustes de acordo com mudanças climáticas ou se houver necessidade para que os participantes tenham a melhor experiência da viagem!

Avaliações do Tour

Não há avaliações ainda.

Deixe uma Avaliação