Quais as vantagens de se alugar um carro para viajar!

Vai viajar e está na dúvida se vale a pena alugar um carro? Em quais situações é mais interessante viajar com carro do que de avião e ônibus? Vou para outro país, será que vale a pena alugar um carro pelo período da viagem? As dúvidas acima são algumas que as pessoas têm na hora de decidir se alugam um carro para viajar, então neste artigo eu contarei quais as vantagens de se alugar um carro para viajar.

Neste texto vamos te ajudar a esclarecer algumas delas. O aluguel de carro se faz bem presente em minha vida ultimamente porque optamos por não ter mais carro. Quando tínhamos, ele vivia mais parado na garagem do que rodando,  nós só o usávamos para passeios e viagens que aconteciam aos finais de semana em sua maioria ou para ir para o aeroporto, já que aqui em São Paulo onde vivemos a oferta de transporte público é razoável e com a vinda das empresas de economia compartilhada de transportes, Uber, Blá Blá Car, 99, Cabify.. tudo ficou um pouco mais fácil. Fazendo as contas, de seguro, IPVA, manutenção, percebemos a grande vantagem em alugar carro quando necessário ao invés de manter um, fora que é menos um carro nas ruas, concordam?

Um carro alugado já vem sempre revisado, higienizado e com toda a documentação em dia, sem termos que nos preocupar com esses detalhes, neste link você pode alugar um carro no exterior em um agência que recomendamos, clique aqui!

 

Costa Rica é um país que definitivamente não dá para explorar sem carro.

 

Outra vantagem que vimos no carro alugado, é que podemos escolher a categoria dele de acordo com nossa necessidade naquele dia ou viagem. Uma van se vamos viajar com toda a família; um utilitário esportivo (SUV) para viagens que tenham trecho de estrada de terra ou que sejam um pouco mais difíceis por conta da tração; ou mesmo um sedan se for levar muita bagagem, fácil né?

 

No caso da viagem na Costa Rica, um utilitário é uma boa pedida, já que você andará por diversos tipos de estradas. Da cidade à praia e à montanha, tudo em uma viagem só!

Up grade?

Porém não podemos ter a certeza de um modelo específico do carro (Dobló, Civic, HB20…), só escolhemos a categoria que pode ser um ou outro modelo e no momento da retirada recebemos o modelo disponível. Das duas vezes que alugamos nos Estados Unidos, pudemos escolher no pátio da locadora entre vários modelos disponíveis. Aqui no Brasil já é um pouco diferente, eles te dão o carro disponível na hora sem muitas escolhas…. confesso que tive sorte alguma vezes e ganhei um UP GRADE! Na verdade UP GRADE é uma ação bem comum quando se aluga carros.

O Up Grade nada mais é do que um benefício que o usuário ganha quando não tem o carro que ele reservou. É como se você alugasse um carro econômico e no momento da retirada não tem aquele modelo e a locadora te oferece um modelo superior, pelo mesmo preço. Claro que se você aluga carros esporadicamente isso pode não acontecer, mas se você aluga com frequência é provável que uma hora ou outra você reserve um carro e acabe saindo com outro melhor, porém tem uma questão importante: apesar de a locação sair pelo mesmo valor, a garantia que eles vão cobrar no cartão de crédito é maior, será compatível com o modelo.

Este é um ponto muito importante, a garantia no cartão de crédito. Antes disso, lembre-se que para alugar um carro você precisa ser maior de 21 anos, ter uma habilitação (não vale permissão) válida e ter um cartão de crédito. No cartão de crédito eles vão cobrar uma espécie de “caução” que pode variar de uma locação para outra, mas por exemplo um carro básico no Brasil tem em média R$ 700 de caução. Este valor é bloqueado no seu cartão durante a vigência da reserva e reembolsado no final caso não ocorra nenhum sinistro ou avaria no carro.

Outro ponto em que as pessoas devem ficar muito atentas é com a cobertura dos seguros. Diferente dos Estados Unidos por exemplo, aqui no Brasil não tem seguro total. Se você bater o carro, independente do tamanho do dano, você terá uma “co-participação” no pagamento deles. Nos Estados Unidos, por exemplo, há uma modalidade onde você não paga nada, são as tarifas “all inclusive”. Na Europa já é diferente, você pode escolher com ou sem franquia, que é com ou sem a co-participação no pagamento do dano se existir.

Mas pensando na parte boa, eu gosto muito de viajar com carro pela praticidade e autonomia, podemos levar o que precisamos, sem nos preocupar com excesso de bagagem.

No ano passado eu fiz uma viagem de férias com a família que foi bem legal e que recomendo muito, saímos de São Paulo rumo a Ilhabela, Paraty e Ubatuba e isso acabou gerando um guia de cada cidade, vou compartilhar os links abaixo. Na ocasião viajamos com o pequeno #NoahVeganBaby, foi ótimo, pois fizemos paradas estratégicas no caminho em momentos onde ele ficou irritado ou quando a paisagem nos convidava. Além disso levamos várias comidinhas para o trajeto, pudemos levar cadeirão, entre outras coisas … só vimos vantagens e se fossemos de ônibus seria bem complicada toda a logística.

Veja aqui os mini guias de:

Ilhabela, o seu guia na Ilha = > https://www.vegan4you.com.br/ilhabela-vegana-o-seu-guia-da-ilha/

Ubatuba, o seu guia na cidade = > https://www.vegan4you.com.br/ubatuba-vegana-o-seu-guia-na-cidade/

Paraty, o seu guia na terra da FLIP = > http://www.vegan4you.com.br/paraty-vegana-o-seu-guia-na-cidade/

 

 

E nas viagens ao exterior?

Bom, depende do destino. Se for a uma ilha, é provável que pouco faça sentido alugar um carro, mas Curaçao no Caribe é uma rara exceção, por dois dias, pelo menos, vale alugar um carro para conhecer as praias do norte da ilha. Se o destino for algumas cidades e parques dos Estados Unidos, por exemplo, vale a pena o aluguel de carro. Um grande exemplo foi em nossa viagem para a Califórnia. Fomos para Los Angeles, e de lá seguimos para Las Vegas com algumas paradas estratégicas como a de Big Bear Lake e depois voltamos. Vale muito uma pesquisa se o carro vale por todo o tempo da sua viagem. Nesta viagem para Califórnia nós resolvemos ficar o primeiro dia da viagem sem carro, pois lendo pela internet, achamos que seria fácil chegar ao Universal Studios de metrô! Ledo engano. Los Angeles é muito grande e há muitas cidades bem coladas a ela, por isso o deslocamento via metro é quase inexistente, então naquele dia acabamos perdendo a manhã inteira tentando entender o transporte publico da região. Passamos nervoso, perdemos tempo e ainda tivemos que lidar com as filhas frustradas pela demora. Então, se o transporte público não for simples à primeira vista, nem vale muito a pena … O resto da viagem foi incrível, a viagem de Los Angeles até Big Bear Lake e depois até Las Vegas nos rendeu paradas estratégicas na estrada para apreciar a vista, altas fotos e muitas facilidades.

 

De Las Vegas à caminho do Grand Canyon!

 

Outra viagem que fizemos pelos Estados Unidos foi de Miami até New Orleans, com o gps nos guiando e várias paradas para dormir em cidades ao longo do trajeto, foi uma viagem incrível … curtimos cada parada, cada cidade no caminho, aqui valeu muito alugar um carro, pois cruzamos 4 estados americanos. O que prestar atenção na hora de alugar um carro? É bom se atentar em alguns detalhes na hora de alugar um carro. Verifique o total de horas que compõem a diária, eventuais taxas caso haja atraso na devolução, se o veículo possui seguro, qual o tipo de cobertura e quais providências adotar na ocorrência de acidentes, e de furto ou roubo.  Verifique quais opcionais eles oferecem. No nosso caso, utilizamos a cadeirinha por conta do Noah, em alguns casos pedimos GPS com wifi (em locações no exterior). Mas veja bem os valores que são cobrados por dia. Outro detalhe a se atentar é com relação ao combustível, pois há tarifas em que você deverá entregar o carro com o tanque cheio na locadora, da mesma forma que o recebeu ou pagar pelo preço da gasolina deles, que normalmente é bem mais cara, quase 2 vezes o preço médio dos postos.

 

 

Para economizar tempo e dinheiro, antes de alugar o carro, pesquise bem o destino que você irá, os trajetos, valores de estacionamento, valor de combustível … Em Miami, por exemplo, muitos hotéis cobram pelo estacionamento e não é pouco, na casa dos dos U$ 20 a u$ 30 por dia!!! Se quiser uma ajuda nessa pesquisa, pode contar com nossa consultoria de viagens. Agora é só escolher o destino e se aventurar … conte sempre com a Vegan4you em suas viagens!

Resumo das Perguntas frequentes

O que preciso para alugar um carro?

Para alugar um carro você precisa de um cartão de crédito ou débito. Na retirada, você precisará:

  • O seu voucher para comprovar que você pagou pelo carro.
  • O cartão de crédito/débito do locatário, com saldo suficiente para o depósito de segurança do carro.
  • A carteira de habilitação válida de cada condutor, que tenha sido emitida há mais que 12 meses (frequentemente 24).
  • Seu passaporte e qualquer outro documento de identidade requerido pelo fornecedor.

Os requerimentos variam de fornecedor para fornecedor, sendo assim, certifique-se de verificar os termos e condições do seu carro.

Quantos anos devo ter para alugar um carro?

Para a maioria dos fornecedores, o requisito de idade é entre 21 e 70 anos. Se você tem menos que 25 ou mais que 70 anos, você poderá ser obrigado a pagar uma taxa adicional.

Posso alugar o carro para alguém?

Sim, desde que essa pessoa se enquadre nos requerimentos necessários. Basta preencher os detalhes ao fazer a reserva.

O que devo ficar atento ao escolher um carro?

  • Espaço: você aproveitará o seu aluguel muito mais se escolher um carro com espaço suficiente para os passageiros e bagagens.
  • Política de combustível: não vai dirigir muito? A política de combustível cheio-cheio pode ser a melhor política de custo benefício.
  • Localidade: pela conveniência, o aeroporto é sempre a melhor localidade, mas ao alugar com um fornecedor localizado fora do aeroporto pode ser muito mais barato.

Todas as taxas estão inclusas no preço do aluguel?

A maioria dos nossos aluguéis incluem Cobertura de Roubo (TP), Cobertura de Danos de Colisão (CDW), taxas locais, de aeroporto e qualquer taxa rodoviária. Ao retirar o carro, você pagará por qualquer ‘extra’, com qualquer condutor jovem ou taxas de trajeto único, mas nós explicaremos qualquer custo adicional antes de você reservar. Levar o seu próprio GPS e cadeira de criança é a maneira mais fácil de reduzir os custos. Para obter mais informações sobre o que está incluso, verifique os termos e condições do carro que estiver pesquisando.

Organize sua viagem!!!

– Buscando um hotel? Eu uso e recomendamos a Booking.com, milhares de hotéis por todo o mundo!

-E o Seguro Viagem, já contratou? Super importante… assistência médica no exterior é muito cara. E se a bagagem for extraviada? Temos as melhores cotações de seguro viagem para você, manda um ZAP que respondemos bem rápido, WhatsApp 011-967321295

Tá precisando alugar carro? Temos também, consulte aqui 

– Se você já tem tudo (passagem, hotel, traslados, carro, seguro…), mas ainda deseja que sua viagem seja perfeita, com todas as dicas de onde ir, onde NÃO IR, onde comer… conte conosco para uma super consultoria de viagem! Saiba mais aqui.

 

Sobre o Autor

client-photo-1
Elton Bastos