Torino, a cidade mais vegana do mundo por Mariana Lotto

Guest Post por Mariana Lotto

Torino está prestes a se tornar a primeira cidade vegana do mundo. A prefeita Chiara Appendino planeja, pelos próximos 5 anos, fazer a promoção da gastronomia vegana na cidade e ensinar sobre direitos animais e nutrição nas escolas para que a transição ao veganismo seja feita com responsabilidade e saúde.
Atualmente, Torino já conta com mais de 30 restaurante exclusivamente vegetarianos ou veganos. Será então Torino a cidade mais vegana do mundo?

“Promover dietas vegetarianas e veganas é um ato fundamental para proteger o nosso meio ambiente, a saúde de nossos cidadãos e o bem-estar de nossos animais.” – diz o texto que apresenta a proposta da prefeita.

Passei um fim de semana na cidade e, como o tempo era curto, escolhi pelo Happy Cow os restaurantes que mais me interessavam. Sempre dou preferência para lugares 100% veganos e, durante minha estadia, optei por dois restaurantes: o L’Orto, cujo chef é ativista pelos direitos dos animais e pelo Rattatouille, a primeira pasticceria vegana da Itália.

Inusitada home do site do Ratatouille Vegan Food

Torino é pouco conhecida pelos brasileiros, mas garanto que vale a visita. A cidade é um charme, cheia de atrações e museus. Achei que os dois dias foram pouco para conhecer tudo. Certamente voltarei, já que foi uma das cidades que mais gostei na Itália e com as melhores comidinhas veganas. É Itália para vegetarianos.

 

L’Orto già Salsamentario
Restaurante Vegano e Crudista
Via Monferrato 14/a
www.lortogiasalsamentario.it
https://www.facebook.com/lortogiasalsamentario

O local é aconchegante, super bem decorado e tem um atendimento muito simpático. Por sorte fiz reserva e cheguei antes da abertura porque o restaurante está sempre lotado. Pedi seitan com batatas, cebolas caramelizadas e saladinha. O prato chegou rápido e o seitan estava simplesmente delicioso!

Gostei tanto deste restaurante que acabei voltando no dia seguinte e pedi a sugestão do dia: nhoque de espinafre com ragu de soja e castanhas.

Na foto a cor verde do nhoque não parece tão apetitosa mas garanto para vocês que o sabor é muito bom.

Rattattouile
Corso Tortona 2G, Torino
https://www.ratatouilleveganfood.com/
https://www.facebook.com/ratatouilleveganfood


Pasticceria vegana aberta na Itália desde 2009. A cafeteria serve mais de 12 tipos de bebidas vegetais. Já a padaria do local tem diversos tipos de doces e bolos. Serve almoço e tem uma lojinha de produtos vegetarianos e veganos diversos.

O lugar é simplesmente o sonho de todo vegano. Ao entrar, você se depara com uma vitrine incrível de doces.

Sabe aquele monte de doces tipicamente italianos que aparecem em todas as dicas de viagem? Aqui tem todos: desde canolli, sfogliatelle e até tiramisu. O problema não é ficar perguntando pro atendente quais os ingredientes porque todos são 100% veganos, o problema aqui é escolher em meio a tanta variedade. Este é o caminho para que Torino se torne a cidade mais vegana do mundo.

É claro que eu pedi vários doces diferentes para experimentar. Afinal, não é sempre que temos tanta variedade! Sinceramente adorei todos mas confesso que o mini canolli com recheio de creme de pistache foi meu preferido.

 

Eles também oferecem almoço no local, com opções que mudam todos os dias, mas não cheguei a provar. Preferi ficar só nos doces desta vez.

E pra completar o sonho de consumo dos veganos, ainda tem uma lojinha com cosméticos, roupas, maquiagem, produtos de limpeza, etc, tudo sem nenhum tipo de crueldade 🙂

O Rattattoile é imperdível e vale a visita.

E se depois de comer tanto doce a barriga pesar, minha dica é caminhar às margens do Rio Pó, que fica a poucos metros do local. Quem sabe depois da caminhada aparece mais um espaço no estômago pra mais um docinho de repeteco, hein!? O que vocês acharam de Torino, a cidade mais vegana do mundo? Vocês concordam?

 

Sobre Mariana Lotto

Vegana, adora uma corrida, ativista pelos animais, amante das viagens e idealizadora do perfil Viagem Vegana no Instagram.

Se você também teve uma experiência de viagem bacana e quer compartilhar em nosso BLOG, clique aqui em Quero Colaborar. Podemos publicar sua sugestão, resenha ou matéria, etc.. pode ser de um restaurante, de uma cidade, de um evento. Adoraríamos ter suas palavras em nosso BLOG, Vegan4you, VeganWithUS!!

Se você gosta de viajar, saiba que podemos ajudar na montagem de sua viagem, saiba mais sobre a nossa CONSULTORIA. Sigam-nos na #vegtrips , enviem-nos dicas de destinos que gostariam de conhecer no contato@vegan4you.com.br ou também através do WhatsApp 011-967321295

Publicidade:


VeganMe é um novo APP onde vocês encontrarão as opções veganas na rua através do smartphone assim como era com o SPVeg, pois agora o SPVeg será VeganMe

 

Deixe uma resposta