Ilhabela Vegana, o seu guia da Ilha!

Neste artigo você vai encontrar algumas dicas sobre a Ilhabela, tentamos fazer um Guia Ilhabela Vegana, com ênfase em opções vegetarianas e veganas na ilha.

Já se passaram alguns anos da minha primeira visita à Ilhabela, esta ilha lindíssima no litoral de São Paulo que é muito visitada por pessoas de todo o Brasil e do mundo. Na Ilhabela, para qualquer lado que você olhe tem a natureza interagindo com as pessoas. Dos 347Km2 da Ilha, 78% é área de preservação que integram o Parque Estadual de Ilhabela. A parte urbana se estende, em sua maioria, pelo lado voltado para o continente.

Era noite quando chegamos lá. O acesso, por uma travessia em balsa, se dá pelo município de São Sebastião. Na baixa temporada este serviço leva cerca de 20min, mas na alta e devido ao grande tráfego, esta travessia pode durar horas devido à fila que se forma para a balsa. Uma forma de garantir uma travessia sem muita espera é agendar previamente, a famosa travessia com hora marcada. Estas infos vocês encontram no final deste artigo.

Centro da Vila, pier onde chegam os navios

Em nossa TRIP, que rolou no final de junho, ficamos 4 dias na Ilha e pudemos descobrir muita coisa boa, fazendo com que a vontade de voltar só aumente.

Nesta viagem levamos nosso #NoahVeganBaby para começar a interagir com a natureza e se acostumar com a vida na estrada. A Ilhabela é famosa pelos borrachudos, eles judiam se você não se proteger, mas achamos uma alternativa “cruelty free” que protegeu bem nossa família, foi o repelente da Nutripele. O Noah aprovou, não ficou com nenhuma marca de picadas.

O Noah aprovou o repelente

 

Seguindo por ai

Os borrachudos, estes insetos “terríveis” não são tão vilões assim, eles são indicadores biológicos de água limpa e pura. Além disso, eles só agem de dia.

Onde ficamos

Ao começar pela nossa hospedagem, foi algo muito mágico. Estávamos na floresta e com menos de 5min da caminhada, da recepção, já estávamos na vila, no centrinho histórico de Ilhabela.

Visual do Hostel da Vila

Este lugar especial se chama Hostel da Vila, uma propriedade integrada com a floresta com uma “vibe” incrível onde toda manhã nosso bom dia foi dado por um bando de papagaios e uma família de saguis.

A natureza interagindo no Hostel da Vila

 

O Noah e a família de saguis

A estrutura do hostel é bem completa com uma área social com mesa de jogos, tv e filmes, um pequena biblioteca, internet free, um bar, piscina, uma escola de mergulho (Ilha Divers). O staff é muito bom e atencioso, foi com eles que conseguimos agendar um tour à praia de Castelhanos.

 

Salão de jogos, TV e leitura do Hostel da Vila

 

Recepção Hostel da Vila

 

Lounge Hostel da Vila

 

Anfitriões, Juliana e Felipe com a família Vegan4you

 

Just relax no Hostel da Vila

O que fizemos

A ilha é muito grande, há muitas atrações incríveis por lá como ficar na praia sem fazer nada, ou lendo um bom livro, como sair praticando esportes como mergulho, surf, velejar (você sabia que a Ilhabela é conhecida como a capital da vela?), caminhar nas trilhas, andar de jeep, passear de barco… Descobrimos por exemplo que a Ilhabela tem reconhecidas, uma cachoeira para cada dia do ano, isso mesmo, mais de 360 cachoeiras. Destas, boas para banho, apenas 30 delas.

Escolhemos rodar pelas praias, conhecer as que ainda não tínhamos conhecido como a Praia Saco da Capela, a Praia Grande, Praia do Viana e Castelhanos. Esta última, super famosa na Ilha, fomos de jeep com a empresa Landpoint. O tour foi muito bacana, ele foi agendado pelo pessoal do Hostel da Ilha onde a equipe da Landpoint foi nos buscar no hostel.

Orla de Ilhabela

 

Praia saco da capela

 

Praia Grande Ilhabela

A aventura começa na traseira do jeep, uma Land Rover Defender 110 adaptada para o turismo, com assentos confortáveis que por 15Km passamos por muitas paisagens da Ilha como cachoeiras, uma estrada em meio à floresta, um mirante com uma vista ( de tirar o folego)  do lado “oceânico da ilha” até chegar em Castelhanos.

Tour à Castelhanos com a Landpoint

 

 

 

 

Mirante com a praia de Castelhanos lá no fundo

Castelhanos é uma linda praia, daquelas que dá vontade de pernoitar para ver o nascer do sol da areia. Água cristalina, areia super limpa e fofa, um visual incrível. Chegando lá, o nosso motorista e guia Alexandre nos levou ao restaurante Marebar onde você pode usar a estrutura deles na praia, cadeira, mesa e guarda sol. Recomendamos experimentar a caipirinha de folha de mexirica ou a de folha de pitanga, incríveis.

Praia de Castelhanos

 

 

Nossos amigos de viagens

No menu nada “oficialmente” vegano, mas com certeza a nossa opção foi suficiente para um bom almoço à beira mar. Escolhemos um prato qualquer e pedimos para tirar a crueldade, colocando um toque de compaixão e degustamos um super tradicional almoço brasileiro com arroz, feijão, salada e batata frita… Um destaque para a batata, nada de congelados, ela foi descascada e contada ali mesmo, top não é?

Almoço Marebar

Depois do almoço, em um horário pré definido, o Alexandre nos chamou para uma caminha pela praia e depois por uma curta trilha, que nos levou a uma super paisagem, daquelas inesquecíveis. Ver a praia de Castelhanos de cima, com um formato de coração, não tem preço, vale a pena. A trilha é curta, mas íngrime. Se se for com crianças que já caminham, vale redobrar a atenção. Se for com bebês como nosso Noah, recomendamos colocar um “canguru ergonômico” a como da Portbaby e triplicar a atenção no final, pois rola uma “escalaminhada”.

Mirante praia de Castelhanos

 

Trilha para o Mirante

Além do tour acima, ficamos muito a fim de conhecer a praia do Bonete, uma das mais bonitas da Ilha e uma das 10 do Brasil segundo o Jornal The Guardian. Para chegar há duas maneiras; uma trilha de 15Km muito bonita com algumas cachoeiras como a da Lage a do Areado.  Há como ir de barco também, apenas 40min até lá. Para aproveitar o melhor do Bonete, vale a pena passar alguns dias no local. Para isso, existem camping e pousadas no local, além de casas caiçaras para aluguel. Veja aqui uma matéria do site Ilhabela que explica porque o Bonete é tão incrível!

Praia do Bonete Foto: Thiago Sieiro Cunha

Outro rolê bacana é conhecer a praia do Jabaquara. Uma das mais bonitas que já vi… ao chegar você consegue ter uma idéia do alto do que te espera. São 500 m de extensão, larga faixa de areia clara e muitas árvores ao seu redor, é famosa por suas águas transparentes.  Se você deseja um local calmo, com ar selvagem, mas que possa ser acessado com seu automóvel de passeio, essa é sua melhor opção e se quiser ir de barco, também há passeios de escunas ou pequenos barcos.

Praia do Jabaquara

Uma das minhas paixões é o mergulho autônomo, aqueles com cilindros, mas infelizmente não pude experimentar o mergulho na Ilha. Mergulhar lá é um tour recomendadíssimo e o treinamento acontece no próprio Hostel da Vila para quem não é credenciado, para um batismo. Tudo feito com muito carinho, atenção e cuidado por conta do staff da Ilha Divers. Abaixo tem uma mostra da experiência fantástica que é o mergulho, recomendo muito fazer um curso.

 

Delicias Veganas da Ilha

Comer bem e sem crueldade tem sido nossa especialidade, tudo começa com uma boa pesquisa e além disso, já se passaram 4 anos de veganismo, 2 anos à frente do BLOG do SPVeg que nos deu muita bagagem. Falando em pesquisa, você sabia que podemos fazer uma pesquisa para a sua viagem? Este é um dos nossos serviços, de consultoria, saiba mais aqui!

Para almoçar

Restaurante Cheiro Verde: A primeira parada que fizemos. Restaurante tradicional com aquele bom prato de arroz com feijão e salada, quando se chega perto do almoço na cidade, pois fica na Vila, à alguns metros do Hostel da Vila. Eles tem uma opção de soja na chapa.

Almoço no Cheiro Verde

 

INFELIZMENTE O CAFÉ BOUTIQUE FECHOU EM AGOSTO

Café Boutique Creperie : Uma das melhores opção da Ilhabela. Quando fomos haviam  3 pratos diferentes, um nhoque de mandioca ao pesto de manjericão, bifun com cogumelos e uma releitura de feijoada por uma chefe argentina. Todos os pratos são veganos, servidos com uma entrada e uma salada. Se você é filiado à SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira), basta apresentar a carteirinha que você vai ganhar uma deliciosa surpresa, como este bolo de chocolate. De manhã eles servem um café da manhã tradicional com opções veganas.

 

Entrada: Antepasto de berinjela

 

Bifún com cogumelos

 

 

Nhoque de mandioca com pesto de manjericão

 

Feijoada do Café Boutique Creperie

 

Além de servir refeições, o Café Boutique Creperie tem um completo empório com produtos para levar para casa.

Empório Café Boutique Creperie

Marebar : Na praia de Castelhanos, você tem opção de comer com os pés na areia ou em seu salão, também com os pés na areia. Comida simples, mas com bom tempero como este trivial brasileiro, uma delicia.

Para jantar

Abaixo são as sugestões da nossa anfitriã na Ilha, a Mychele Pavão, do perfil no Instagram Mycka Vegana e responsável pelo núcleo da SVB em Ilhabela.

BRASA : Tem uma loja cheia de tentações (castanhas variadas, salgadinhos importados, pastas como tahine, infinidade de temperos de qualidade, cervejas artesanais e utensílios para casa) e no restaurante, sugestão de uma salada de rúcula com abóbora, batata doce assada com tomate cereja, cebola e chimichurri orgânico direto da horta deles. Tem uma adega de vinho tentadora e um blood mary maravilhoso (pra ela, o melhor da ilha)!

Foto: Mychele Pavão

 

Pizza do Bó: A pizza de taioba mais famosa da cidade está de volta! A taioba é fresquinha da terra, a massa e o molho artesanais, e com opção vegana! É o melhor e tem delivery!

Foto: Mychele Pavão

 

BellaBar: Localizado na Vila num espaço lindo, com a maior variedade opções veganas da cidade. Foi o primeiro restaurante que ela visitou quando chegou na ilha, e desde então sempre ela dá uma passada! Eles tem pizzas vegetarianas – berinjela, abobrinha, pimentão, cogumelos (podendo ser transformadas em veganas) um delicioso hambúrguer de lentilhas e vegetais, ervas, alface, tomate. Ou a opção wrap (foto)! Alem de drinks maravilhosos!

Foto: Mychele Pavão

Emirados Esfiharia: Além do clássico hommus com pão sírio, eles tem as esfirras personalizadas. Você escolhe 4 ingredientes, elas vem super recheadas e chegam rapidinho, além de preço justo (7,50$ cada). Que tal uma de tomate, abobrinha, berinjela e brócolis ou outra de tomate seco, azeitonas, palmito e escarola

Foto: Mychele Pavão

 

O caminho da pizza : Uma linda e aconchegante pizzaria com forno a lenha, uma completa carta de vinhos, produtos de qualidade, tudo maravilhoso. Sugestão; montar sua própria pizza com molho de tomate, tomate, abobrinha, azeitonas pretas, escarola, cebola roxa, manjericão, por exemplo.

Foto: Mychele Pavão

SERVIÇO

Clima

Clima tropical onde na maior parte do ano predomina temperaturas acima de 25º, exceto para os meses de maio à setembro onde a temperatura fica na casa dos 20º em média.

Quando ir

Para quem busca tranquilidade, recomendamos os meses de maio a agosto e fora dos feriados. Já para quem busca agito e não se importa com filas, nas ruas, na balsa e nos restaurantes, os meses de verão são uma boa pedida e também nos feriados.

O que levar

Os principais itens são o repelente e protetor solar. Para os aventureiros, uma mochila pequena e bota de caminhada é super recomendável. Os demais são itens básicos de praia como roupa de banho, toalha, cooler (para água, suco ou cerveja, uma vez que nas praias mais distantes estes itens são mais caros).

Para quem vai com crianças e/ou bebês, também recomendamos levar cadeiras de alimentação portáteis como a nossa, da Safety 1St, mochilas de caminhada como as da Portbaby e o repelente da Nutripele.

Como Chegar

Automóvel

Pela Via Dutra, Rodovia Ayrton Senna (antiga Rodovia dos Trabalhadores – SP 170) e Rodovia Carvalho Pinto até São José dos Campos, Rodovia dos Tamoios (SP 99) até Caraguatatuba. Seguir rumo a São Sebastião pela Rodovia Rio-Santos (BR 101). É possível vir também pela Rodovia Mogi-Bertioga (SP 98), seguindo pela Rio-Santos e passando pelas praias de São Sebastião até chegar ao centro da cidade. Pegar a balsa para atravessar o canal com destino a Ilhabela. Vindo de São Paulo ou Rio de Janeiro pela Rio-Santos, o visitante chega direto a São Sebastião.

Sobre agendamento, hora marcada na travessia da balsa, clique aqui e saiba mais.

Ônibus

Para vir de ônibus para Ilhabela, é preciso desembarcar em São Sebastião. Os ônibus de viações comerciais não entram na ilha, mas param bem próximo à balsa para que os passageiros possam fazer a travessia a pé (sem custo).

De São Paulo: Rodoviária Tietê – Litorânea Transportes Coletivos Ltda – Site: www.litoranea.com.br
Do Rio de Janeiro: viação Normandy (21) 2518-1133

Há também outras formas de se chegar à Ilha como Helicóptero em qualquer dia e de Navio, na temporada dos Cruzeiros.

Onde ficar

Hostel da Vila – R. São Benedito, 202 – Centro (Vila), Ilhabela – SP / Tel (12) 3896-2096

 

Por Elton Bastos – Consultor de viagens Vegan4you Viagens Conscientes e Editor do Blog SPVeg

 

Quem nos apoia:

 

E vocês, gostam de Ilhabela e região? Já conhecem este paraíso?

Se você também teve uma experiência de viagem bacana e quer compartilhar em nosso BLOG, clique aqui em Quero Colaborar. Podemos publicar sua sugestão, resenha ou matéria, etc.. pode ser de um restaurante, de uma cidade, de um evento. Adoraríamos ter suas palavras em nosso BLOG, #Vegan4youTeLeva!!

Vocês sabiam que temos um serviço exclusivo de CONSULTORIA DE VIAGEM? Deseja um consultoria especializada? Clique no banner abaixo!

 

 

Deixe uma resposta